fauna

Atum
Além de enorme, é um grande nadador. Vem descobri-lo!
Mico-Leão
Vem conhecer pequeno rei da selva tropical!

Escaravelho
É um animal estranho, mas que já foi adorado pelos egípcios!
Centopeia
Mas afinal tem ou não tem 100 patas?
Vem descobrir!

Boto cor-de-rosa
Já ouviste falar em golfinhos cor-de-rosa? Não?
Então clica aqui!
Anaconda
É uma das maiores cobras do mundo, mas será tão grande como imaginamos?

Capivara
É o maior roedor do mundo e vive na América do Sul.

Leão
É rei da selva, mas é muito especial.

Beluga
É toda branca e gosta do frio.
Ter um animal de estimação
Ter um animal é bom, mas é preciso muitos cuidados!

Lula
A lula é um peixe? Não, as lulas são moluscos.
Descobre o que é!
Panda
Sabias que existem duas espécies muito diferentes?

Urso Polar
Parece pesado, mas nada muito bem!
Dragão de Komodo
Mas afinal existem dragões?
Vem descobrir porque «cospem fogo»!

Tubarão
Afinal o homem não é o seu «prato favorito».
Vê qual é...
Orangotango
O Pongo pygmaeus é... o quê?
Clica e descobre!

Rena
As renas comem musgo? Sim.
Descobre porquê!
Pinguim
Sabes quantos anos vive um pinguim?

Entra e descobre!

Foca
Como é que as focas vivem no frio?

Entra e vê!
Baleia
Quantas espécies de baleias existem?

Lê e descobre!

Elefante
Sabias que quem manda é a "elefanta"?

Descobre porquê!
Crocodilo
Sabias que o crocodilo chora depois de comer?

Descobre porquê!

Ornitorrinco
Tem bico de pato, põe ovos e é um mamífero.

Que animal é este?
Tarântula
As tarântulas são todas venenosas?

Lê e descobre!

-animal da semana-
A tarântula é uma das maiores aranhas do mundo. Sabias que o nome tem origem na cidade de Tarento, em Itália, onde existiam muitos bichos desta espécie? Mas existem pessoas que dizem que o nome teve origem na palavra "torrantola", que significa "o que rasteja no chão".


As aranhas não são insectos, são aracnídeos. Podes distingui-las facilmente dos insectos porque elas têm 8 patas, enquanto a maioria dos insectos tem 6.


Existem cerca de 2000 espécies de tarântulas, espalhadas por todo o mundo, até mesmo nas montanhas altas e no Árctico. Tem oito olhos em três filas, a primeira com quatro, a segunda com dois e a terceira com outros dois. O corpo é castanho com riscas amareladas e está coberto por uma espécie de penugem.


Apesar de não serem muito grandes no nosso país, nem mesmo perigosas, as tarântulas também existem em Portugal. São encontradas nos campos, à beira de piscinas e nos relvados dos jardins. Como podes ver, tudo sítios frequentados pelo Homem! Gostam de expor-se ao sol da tarde e a temperatura abafada e dias nublados torna-as mais activas.


Estas aranhas, tal como as outras, são muito astutas, caçadoras, ágeis e capturam as suas presas com um salto e matam-na com a peçonha (veneno) que libertam. Normalmente não fazem mal ao Homem. Uma picada pode causar alguma dor e inchaço, mas aos poucos acaba por passar, a menos que se tenha alergia.


No entanto, existem países onde a picada de uma tarântula local (por serem muito grandes e terem muito veneno) pode causar febres e vómitos que deixam a pessoa bastante doente.


Ao contrário das outras aranhas, as tarântulas não tecem teias para apanhar a presa. Andam pelo chão e de vez em quando sobem pelas plantas, à procura de insectos.
Quando não estão a caçar, escondem-se debaixo das pedras ou em tocas.


A tarântula-fêmea prende o seu saco de ovos ao corpo. Quando os filhotes nascem, a mãe carrega-os todos nas costas. Se um deles cai, sobe outra vez pelas patas da mãe. As tarântulas têm o seu tacto bem desenvolvido.


Apesar de serem bastante assustadoras (e algumas perigosas), as tarântulas podem ser criadas como bicho de estimação, mas precisam muita água quando vivem em cativeiro. Por outro lado, os pêlos que libertam podem entrar-te nos olhos ou no nariz e causar muitas infecções!


Muito importante: Todas as picadas de aranha (e de alguns insectos), devem ser tratadas num posto médico e, se possível, deve-se levar a aranha para identificação. É que a pessoa picada pode ter alergia ao veneno da aranha, ou mesmo de uma abelha ou de uma vespa, e ficar bastante doente.